quinta-feira, 3 de junho de 2010

O espectáculo está prestes a começar...

Começa já na quinta-feira as finais da NBA. E quem melhor do que as duas formações mais tituladas da história da Liga para uma decisão que se espera espectacular. Boston Celtics (17 troféus) e LA Lakers (15) reeditam a final de 2008, ganha na altura pelos verdes. Agora, é a equipa da Califórnia a actual detentora do título, que leva também uma ligeira vantagem para esta série à melhor de sete jogos. Analisemos alguns "matchups" nos cincos iniciais, nomeadamente entre jogadores-chave.

Derek Fisher (Lakers)-Rajon Rondo (Boston Celtics): Um confronto que assume carácter decisivo. O base canhoto é já um habitué nestas andanças. Fisher esteve no "three-peat" dos Lakers no início da década e a sua mão certeira costuma fazer estragos nos momentos mais tensos. Já Rondo explodiu definitivamente neste playoff e será o principal responsável pela surpresa que Boston tem protagonizado. Se jogar como o fez na série frente aos Cavaliers, as hipóteses dos Celtics aumentam exponencialmente.

Kobe Bryant (Lakers)-Paul Pierce (Boston) - As duas grandes figuras das respectivas equipas. Kobe tem vindo a elevar o seu jogo nesta fase e contra Phoenix jogou enormidades. Com 4 anéis de campeão, é o grande factor de desequilíbrio da final, o principal candidato a MVP. Já o capitão dos Celtics continua a ser a alma da equipa e os seus tiros certeiros tem vindo a aparecer ultimamente.

Pau Gasol (Lakes)-Kevin Garnett (Boston) - Abdul-Jabbar já o havia dito: Pau Gasol é o melhor poste da actualidade. O mais decisivo não é, mas aquele que terá mais recursos técnicos. Garnett foi, a par de Tim Duncan, o melhor Power Forward da Liga dos últimos 10 anos. A idade por certo já pesa um pouco, mas o "Big Ticket", com toda a sua experiência e qualidade, também tem uma palavra a dizer. Ainda assim, o jogador espanhol parece levar vantagem

Sem comentários: