sexta-feira, 17 de abril de 2009

Regresso ao passado

A vitória da selecção portuguesa de hóquei em patins no Torneio de Montreux teve uma importância tremenda, mesmo não se tratando de um europeu ou mundial. É que há seis anos que Portugal não vence uma competição internacional e tarda em voltar a ter o domínio da modalidade (embora seja ainda a selecção com mais mundiais e europeus conquistados). Com efeito, este século tem sido dos vizinhos espanhóis – cinco europeus e três mundiais, contra somente uma vitória no campeonato do mundo para Portugal, em 2003.
A três meses do mundial de Vigo, este triunfo pode servir de tónico moralizador. É verdade que a selecção espanhola usou a sua segunda linha em Montreux, mas tal não serve para tirar o mérito da vitória da equipa portuguesa, que há bem pouco tempo passou por um processo de renovação. E aí há que dar crédito ao seleccionador, Luis Sénica.
Vencer Monteux não significa que vamos vencer o Mundial de Julho. Mas foi um bom sinal se tivermos em conta que a selecção não vencia esta competição há 12 anos. Ente 1997 e 2009 só deu…Espanha.

Sem comentários: