terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Será inveja?

Um inquérito promovido pela revista Sports Ilustrated junto de mais de uma centena de jogadores da NBA, no sentido de saber qual o atleta da liga mais sobrevalorizado, acabou por mostrar um resultado surpreendente.

Se, por um lado, a liderança de Tracy McGrady, com 9% dos pontos, não me surpreende, tenho de confessar que o escolhido para ocupar o 3º lugar é simplesmente uma aberração. É tão somente o MVP da temporada passada e um dos melhores jogadores dos últimos anos. LeBron James (!).

Acaba por ser natural que T-Mac esteja algo sobrevalorizado. Tal ficou provado quando o jogador foi eleito pelo público para participar no "All Star Game" quando tinha menos de meia dúzia de jogos esta época. As lesões tem afectado a carreira de McGrady, que em virtude dessa situação baixou e muito de produção nos últimos anos.

Quanto a James, ainda torna-se difícil explicar. O n.º 23 de Cleveland tem marcas de carreira simplesmetne fantásticas (em seis anos, tem médias de 27.8 pontos, 7 ressaltos e 6.9 assistências). O facto de basear o seu jogo na força, graças ao físico simplesmente invejável e explosão, pode gerar alguma desconfiança em relação a jogadores com outra "souplesse" e elegância. Se assim for, não me parece um argumento válido. Cada jogador tem as suas características e só tem é que saber potenciá-las. E LeBron fá-lo como poucos.

A outra razão é muito simples. Pura inveja de um atleta predestinado a ocupar a galeria dos melhores da história do jogo. E para tal, convenhamos, é preciso ter um pouco de talento...

Sem comentários: