sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sabedoria Zen

Antes de mais, desculpas a todos aqueles que costumavam acompanhar este blog pela ausência prolongada por estas bandas. Prometo estar de regresso e para ficar.

O tempo por ora não é muito mas não queria deixar de fazer referência à façanha alcançada por um dos monstros da história do basquetebol. Phil Jackson, actual treinador dos LA Lakers, campeões em título da NBA, tornou-se o técnico mais vitorioso de sempre da turma californiana, ultrapassando Pat Riley. Ao todo, são 534 vitórias desde 1999 até hoje, com apenas um ano de interregno. É, de facto, muita fruta, mesmo para o treinador com mais sucesso na competição nos últimos 20 anos...pelo menos.

Os 10 títulos conquistados (recorde da NBA), 6 ao serviço dos Chicago Bulls e 4 pelos Lakers, não foram obra do acaso. Tão pouco podem ser desvalorizados só porque nas duas equipas alinharam dois dos melhores jogadores da história do jogo: Michael Jordan e Kobe Bryant. É que estes dois senhores bem podem agradecer ao "Master Zen" muito daquilo que foram como atletas.

Jackson teve ainda o condão de descobrir talentos onde mais ninguém o fez. Dou um exemplo concreto: Devean George foi o primeiro jogador proveniente da terceira divisão da NCAA a ser sorteado na primeira ronda do Draft, em 1999. Em pouco tempo, e após Glen Rice abandonar os Lakers, George conseguiu mesmo um lugar no 5 inicial como "Small Forward" e um papel com relativa importância numa equipa onde pontificavam, para além de Kobe, também Shaquille O'Neal.

Sem comentários: